O papel do jornalista na web

by - terça-feira, maio 01, 2018

​Todo jornalista pode ser um blogueiro, mas o inverso não é uma regra. O que pode diferenciar o que diz um jornalista de um blogueiro comum? A credibilidade. A notícia pode ser a mesma, mas o que pode pesar é a credibilidade. Um jornalista pode conquistar essa credibilidade se estiver trabalhando em um veículo que já tenha um nome construído. O jornalista aprende a técnica e pode a adaptar da forma que achar melhor, o blogueiro comum pode demorar a achar a técnica ideal para agradar o seu leitor, seu público. Nem sempre quem tem o furo é um grande veículo, como aconteceu no caso da morte de Michael Jackson, a notícia foi dada por um blogueiro comum e só foi aceita como verdade depois que veículos renomados a confirmaram.

Imagem: Dreamstime
Outro fator são os motivos pelos quais se têm o blog: por amor ou por obrigação? O blog deve ser feito por motivos pessoais, por trabalho. Deve se ter pelo blog o mesmo amor que se tem pelo trabalho. Manter um blog no ar porque existe um editor em cima, não é um bom caminho.

Nos dias de hoje, o trabalho do jornalista é facilitado com todas as novas tecnologias. Ser jornalista hoje, pode ser mais fácil quando se sabe como utilizar todas essas ferramentas que estão disponíveis, ao alcance de sua mão - literalmente. Um bom exemplo é a forma em que as notícias são feitas. Um jornalista digital  não precisa sair a campo em busca da notícia, ele a tem a sua disposição o que precisa na própria web. O jornalismo na web criou uma nova forma de escrever, mas é preciso conhecer o público e manter o foco nesse público, sabendo quais são suas necessidades e seus hábitos. Porém é obrigação do verdadeiro jornalista manter a sua ética e seu compromisso com a verdade.

Um jornalista digital pode usar texto, imagens, vídeos e áudios de formas diferentes, separadas ou integradas. O leitor pode escolher a ordem em que quer ver ou ouvir. Os jornalistas on-line precisam pensar sempre em elementos diferentes e em como eles podem ser complementados. A maior diferença entre um jornalista tradicional e o digital está na em sua linguagem, na forma de chegar até suas fontes. Mas existe um detalhe que não muda: o lead. O lead na web deve ser priorizado, é extremamente importante que a notícia seja passada de forma rápida ao leitor para fazer que ele continue lendo a sua notícia.

Uma grande diferença entre os estilos é a concepção: de um grupo grande para um grupo pequeno e depois para um individuo, que procura uma notícia específica sobre uma cidade que tem poucos habitantes. Outro detalhe é o tempo que a publicação demora para sair, as vezes entre a reunião de pauta e a publicação não temos mais do que 10 minutos. A velocidade nem sempre é o melhor caminho, uma notícia incompleta ou descontextualizada pode causar uma péssima impressão e o leitor dificilmente vai saber dizer qual veículo publicou primeiro o fato.

Em tempos de fake news, a credibilidade e a ética estão sendo postas em cheque. Existe público para todo tipo de notícia, verdadeira ou fake, mas só o que é verdade deve permanecer, afinal quem mente será banido do meio que escolher para trabalhar, mais cedo ou mais tarde.

Você pode gostar:

0 comentários