2022: livros, músicas e séries

by - segunda-feira, maio 01, 2023

Atrasado? Sim, muito atrasado, mas aqui está, mais uma vez, meu já sagrado resumo anual do ano sobre livros, música, séries e filmes. Nem de longe foi meu melhor ano pra séries, mas foi meu melhor ano de leituras. Filmes? Não sei nem o que dizer, porque de fato não gostei de quase nada que escolhi ver. Mas li bons livros, que até hoje ainda me fazem refletir, o que é sempre bom. A minha lista de séries, não zerou - e talvez nunca zere - mas também não aumentou, porque de fato evitei ficar procurando novas. Outro ponto é que algumas séries acabaram, então uma vez que esses episódios sejam assistidos a lista pelo menos diminui. Agora, escrever esse texto depois de tanto tempo é um bom teste pra minha memória.

Photo by Mohamed M on Unsplash
Em números meu ano foi assim:

Música: 47.019 minutos ouvidos;
Séries: 41 séries, sendo 49 temporadas, totalizando 677 episódios;
Filmes: 21 filmes;
Livros: 39 livros e 21 contos.

Música:
Desde 2016, Jamie Cullum é uma constante em minha vida. Me salvou de inúmeras crises de ansiedade durante a pandemia, mas confesso que tenho evitadado ouvir, porque uma vez que entro no looping de ouvir, eu não paro mais. Mas não foi em 2022 que ele saiu do 1º lugar do meu ranking, mas pela primeira vez nos últimos anos não tem nenhuma música dele no meu top 5 de músicas mais ouvidas. Surpresa pra mim foi ter Harry Styles, porque comecei a ouvir em meados de outubro - a tempo de me arrepender de não ir ao show. De resto nada de novo no front: Detonautas, Fresno e Dashboard Confessional.

  

Confesso que ter variedade entre artistas e músicas mais ouvidas, é algo que me causa um misto de alegria e estranheza, vide que eu não sabia mais o que era isso desde 2016 porque foi quando JC começou a dominar tudo. Tanto que nada bate entre artistas e músicas mais ouvidas. Pra esse ano, pretendo não ter mais uma lista de 50 músicas mais ouvidas na vida somente com músicas do JC. Um passo de cada vez, um dia após o outro. Deixo aqui a minha playlist com as 101 mais ouvidas do meu ano:


Séries:
Em 2022, passei uma temporada na casa dos meus tios. E foi assim que eu conheci Adam Ruzek e me apaixonei por Chicago PD. Resultado: assisti 9 temporadas de uma série que eu JAMAIS pensei que fosse gostar, que é refletido no número de episódios nos meses de agosto e setembro. O que de certa forma foi ruim, porque depois que terminei as temporadas de PD, simplesmente perdi a vontade de ver qualquer outra coisa.


Não assisti Daredevil nessa virada de ano, porque se a série nova começar mesmo em 2023, será quando vou rever ela. Mas uma coisa é fato: qualquer produção que coloque Charlie Cox no elenco, terá meu amor e a chance de ser minha favorita do ano, como foi em 2021 e também 2022. Deixo abaixo meus destaques do ano, em ordem de preferência, bem como os links com críticas especializadas para que vocês possam conhecer as que tiverem interesse. 

Treason - Netflix
Chicago PD - Prime Video/ Globoplay e Universal Tv
Moon Knight - Disney
Pam & Tommy - Star+
Constantine - HBO Max

Imagens: Divulgação
Filmes:
Se o cinema dependesse de mim, para sobreviver, ele estava morto. Sou péssima com isso. Se eu visse 1 filme por mês já seria ótimo, mas por mais que eu estabeleça isso como meta, eu não faço. Tem algumas fases que assisto um depois do outro - e normalmente na TV. Mas 2022 foi ano de filme com Andrew Garfield e Charlie Cox juntos, óbvio que esse seria meu favorito do ano. 

Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa
Ron Bugado
Encanto
Raya e o Último Dragão
A Dama e o Vagabundo

Imagens: Divulgação

Livros:
Meu melhor ano de leitura, mesmo que eu tenha passado o mês de agosto com 0 leituras concluídas. Mas fechei o ano com um total de 60. E a maioria absoluta foi lida no Kindle. Dos meus favoritos do ano, apenas 1 está na minha estante como cópia física, porém eu mesclei a leitura dele entre o físico e o digital, esse livro é 'Mentirosos' e lembrar dele ainda me causa uma certa angústia. Mesmo sendo meu melhor ano de leitura, ainda fiquei em 4º lugar no ranking de amigos. Em 2022, tinha pessoas desconhecidas adicionadas no Skoob, isso mudou em 2023, agora só tenho adicionado quem eu realmente conheço. E eu acho tão bonitinho esse painel de retrospectiva de leituras do Skoob - mesmo que eu o adapte.

Print retrospectiva Leituras de 2022 do Skoob

Seguindo a mesma lógica do ano passado, selecionei 5 livros e 5 contos favoritos. Não foi uma escolha difícil porque são histórias que ainda me fazem pensar, pois me marcaram de alguma forma. Esse ano não teve nenhum lançamento do Gabriel Mascarenhas (Alô, Gabriel? Cadê você? Aparece!) e o George R. R. Martin saiu da lista porque não li mais os livros de GOT - devo retomar ainda esse ano. Mas esse ano, tem autora que conseguiu ter 2 dos 5 livros favoritos: Taylor Jenkins Reid! E Stephen King se manteve na lista pelo segundo ano consecutivo. Suspeito que tenha descobertos meus autores favoritos. E sobre os contos, 3 dos 5 são parte do projeto Sociedade das Relíquias Literárias da Editora Wish, recomendo muito! Inclusive foi bem difícil escolher qual foi meu favorito entre o 1º e o 2º colocados. Acho importante dizer que, exceto os livros da LC - que normalmente seriam livros que eu não escolheria sozinha - os demais livros "novos", por assim dizer, normalmente eu os escolho apenas em um interesse baseado em seu nome e/ ou capa. Sim, sou do time que "compra livro pela capa".

Livros:
Daisy Jones & The Six - Taylor Jenkins Reid
Sobre os ossos dos mortos - Olga Tokarczuk
Evidências de uma traição - Taylor Jenkins Reid
Mentirosos - E. Lockhart
Mr. Mercedes - Stephen King

Contos:
O Capote - Nikolai Gógol
O homem abelha de Orn - Frank R. Stockton
A menina que ouvia as estrelas - Jurandir Gouveia
Depois - Edith Wharton
Brilhante - Renato Ritto

Capas dos livros retiradas da internet

Antes de deixar meus comentários sobre os escolhidos do ano, 2 curiosidades que me deparei ao escrever esse post:
- li um livro e um conto com o mesmo nome, seguidos: "Depois" livro do King e o conto é de Edith Wharton, além do mesmo nome ambos tem o sobrenatural como mote;
- um livro é escrito em forma de cartas (Evidências de uma traição), um conto é escrito em forma de e-mail (Brilhante) e um livro é escrito em formato de entrevista/ documentário (Daisy Jones & The Six).

Agora sim, mais detalhes sobre as leituras selecionadas.

Daisy Jones & The Six - Taylor Jenkins Reid
O que dizer desse livro? Li antes de sair a adaptação no Prime Video - que é boa, mas deixa a história um pouco mais leve, fica o registro. Quem não quer ser Daisy Jones? O ícone Daisy Jones, claro. Afinal só quem conhece Daisy sabe quem é Daisy e o quão problemática ela era, mas o ideal Daisy Jones é a premissa de ter a vida dos sonhos: linda, rica, descolada, talentosa e simpática. Quem não quer ser essa pessoa? Demorei um pouco pra ler porque eu tinha medo por conta da forma que a narrativa é escrita, mas ela é maravilhosa! Taylor sabe muito bem como escrever narrativas diferentes e te envolver no enredo não tradicional, mas cronológico. É maravilhoso ler um livro com diversas perspectivas da mesma história justamente porque a vida é assim! A história está completa e eu sou feliz por isso.

Sobre os ossos dos mortos - Olga Tokarczuk
"As melhores conversas são as que temos com nós mesmos. Ao menos não há risco de desentendimentos." Tem muita conversa interna nessa história, muitos questionamentos filosóficos e astrológicos. Sim, porque nossa protagonista leva muito a sério o mapa astral de cada personagem dessa história. Não que seja um grande círculo de pessoas, mas cada uma tem seu papel bem definido e importante. Havia tempos que eu queria começar essa leitura e depois que comecei me apaixonei! Aqui temos um exemplo de livro que eu me interessei pela capa. Uma leitura nada clichê e profunda, com um final inesperado, pelo menos pra mim. E nunca se esqueçam "Não mentia quando repetia que os animais estavam se vingando das pessoas. Era assim mesmo."

Evidências de uma traição - Taylor Jenkins Reid
Foi meu primeiro contato com a autora. E esse livro nem estava nos planos, ele surgiu como sugestão no grupo de LC durante um mês no qual havíamos terminado o livro do mês e foi muito rápido. Eu comecei a ler enquanto aguardava minha vez de tomar banho e só larguei quando terminei. É uma leitura rápida, cativante e inesperada! E de carta em carta, vemos quantos segredos existem dentro de um relacionamento e o quanto as visões sobre o outro são diferentes. E o plot final é muito bom!

Mentirosos - E. Lockhart
Esse livro me faz pensar num ponto dele até hoje. Toda vez que ouço sobre, lembro do fato e lidar com a sensação que o fato causa ainda não fácil. Concluí essa leitura há meses, mas até hoje esse trecho me choca. Faz que eu me sinta em desespero! Já é perto do final, quando Cadence se lembra do acidente. Eu tive que parar pra respirar e controlar o choro antes de voltar, porque de fato pra mim pesou - e ainda pesa - muito. "Mentirosos" narra as férias de verão de Cadence com seus primos, até que de repente está narrando algo além disso, mas eu de fato não entendi as entrelinhas até elas serem jogadas na minha cara. É um livro que vale o hype todo. Vai ser adaptado como série (ou minissérie) pelo Prime Video e eu não sei como será ver em imagens algo que já me chocou tanto apenas com palavras.

Mr. Mercedes - Stephen King
King é definitivamente um dos meus autores favoritos. Cheguei até aqui depois de assistir a série homônima, que é muito bem adaptada, com poucas mudanças, mas algumas foram significativas uma delas foi a escolha do local do desfecho final. Mesmo sabendo o que acontece, a leitura é muito boa e fluída. Não é maçante, nem repetitiva. E a alternância de narradores faz com que fiquemos ainda mais vidrados nessa história. É um excelente thriller psicológico com uma investigação policial bem fundamentada com um psicopata daqueles.

O Capote - Nikolai Gógol
Akaki Akakiévitch é o personagem dessa história, tem um nome complicado, mas uma vida simples e regrada. Vive bem, com poucas regalias e faz o máximo possível para honrar suas dívidas. Quando surge a necessidade de comprar um novo capote, sua vida precisa ganhar novas regras e até mesmo novas restrições. Fiquei muito triste com o rumo dessa história, uma simples mudança que foi momentaneamente feliz e descontraída, toma um rumo trágico. Além de mostrar o quanto as pessoas são frias, não se importam com as outras, mostra também o quanto o ser humano consegue ser desprezível com o próximo, principalmente quando se tem um cargo superior.

O homem abelha de Orn - Frank R. Stockton
Terceiro conto resgatado pelo projeto SRL da Wish, temos aqui a história d'O Homem-Abelha de Orn que vem para nos mostrar que não se pode fugir do destino. Não importa o quanto você irá se reinventar ou recomeçar do zero, o seu destino estará lá a sua espera, sempre. Uma história que mostra que muitas vezes o destino é simples e solitário, mas nem sempre é o pior.

A menina que ouvia as estrelas - Jurandir Gouveia
Um história: linda, simples, honesta e sincera. O conto conta uma parte da história de Helena. Suas estrelas vem para nos mostrar a importância de acreditar em nossos desejos e nunca esquecer de olhar pra cima!

Brilhante - Renato Ritto
Meu primeiro conto lido do ano. Brilhante tem um conto de continuação que conta sobre o Natal dos personagens. Esse é o conto escrito no formato de e-mails. O rumo da história pode até ser um clichê dos mais tradicionais possíveis, mas ele é viciante pela forma que é escrito. E de e-mail em e-mail a história se conta inteira, de forma rápida, divertida e sem sentir que algo se perdeu no caminho.

Você pode gostar:

0 comentários