2020: livros, séries, filmes e músicas.

by - segunda-feira, julho 05, 2021

Eu perdi completamente meu foco em 2020. Zero vergonha de assumir. Nesse momento estou escrevendo aqui com um monte de coisa fervilhando na minha cabeça e isso é ótimo porque será o esforço para retomar o foco.

Eu comecei a escrever esse post em 8 de janeiro e só estou terminando agora. A perda de foco, não será tratada aqui, afinal vou focar em realmente terminar o que já comecei, não só com esse post, mas com todos os outros que estão no rascunho.

C'est la Vie...

Será que 2020 foi minimamente próximo do planejado? Pra mim foi. Não que tenha sido fácil, mesmo que eu tenha mantido meu trabalho normalmente. Mas permanecer trabalhando foi cansativo e exaustivo porque a preocupação a cada minuto com a higienização de tudo e qualquer coisa deixa a cabeça em um looping cansativo. Sempre agradeci os momentos em que não sai de casa e só me sinto de fato segura quando estou em casa. Fiquei meses sem colocar o pé em um mercado. Faz mais de 1 ano que não imagino o que seja shooping. Mas isso é fácil. Difícil mesmo foi ficar sem um show, essa de fato é a aglomeração que sinto falta.

Photo by Words as Pictures from StockSnap
Mas por outro lado, foi um ano produtivo no quesito entretenimento. Particularmente 2020 foi um bom ano pra assistir e ler, a pandemia fez com que todos os compromissos sociais fossem inexistentes, então sim, ajudou. Eu não parei de trabalhar, mas todo o resto foi evitado com sucesso.

Um resumo do que começarei a contar nesse post:

Música: 111.006 minutos ouvidos;
Séries: 54 séries, 70 temporadas divididas em 635 episódios;
Filmes: 31 filmes;
Livros: 55 títulos.

Música:
Ainda em agosto, disse isso aqui:

Sim, eu acertei exatamente o meu top 3 lá em agosto de 2020. E esse ano só serviu pra confirmar que Jamie Cullum é meu confort. As 5 músicas mais ouvidas são dele e isso não me surpreende nem um pouco.

 

Fica aqui a minha playlist de as mais tocadas no ano que passou:


Séries:
Já perdi o controle sobre minha lista "a começar" faz um tempo, mas planejo ver todas as mais antigas - e completas - que estão na lista e ir intercalando com algumas novas ao mesmo tempo que tento manter as que estão em andamento em dia. Tem meses que não rola ver muita coisa, mas tem meses muito bons.


Sei que terminei o ano revendo Daredevil, que é um das minhas séries favoritas da vida - lado a lado com House. Na minha opinião, o que vi em 2020 que merece destaque - sem ordem de preferência e com links para que você possa conhecer um pouco mais sobre a série - são os seguintes títulos:


Imagens: Divulgação
Filmes:
As vezes eu acho que tenho preferência por séries, mas eu me propus e ver pelo menos 1 filme por mês em 2020, terminei com 31 títulos. Alguns eu decidi rever, os outros eram novidade pra mim, porque eu deixo os filmes passarem e penso "eu ainda não vi o filme tal, que foi lançado em 2012". Sim, isso é real. Tanto que assisti a franquia Jogos Vorazes - e também li os livros - ano passado.

Revi "Segundas Intenções" e também toda a Saga Crepúsculo, comecei a (re)ver a franquia de X-Men, mas ainda não terminei, decidi rever porque eu sei que tem filmes nessa franquia que não vi, como não lembro exatamente quais preferi pegar todos novamente.

Dos 31, dou destaque, mas sem ordem de preferência, para:

The Devil All The Time
Green Book
Birds of Prey
Jojo Rabbit
Frozen II

Imagens: Divulgação
Deixo aqui também 2 curtas metragens que me deixaram em lágrimas:

Umbrella
If Anything Happens I Love You

Imagens: Divulgação
Livros:
Foi meu melhor ano de leitura. Nunca consegui ler tanto. Foi também o ano em que conquistei meu Kindle e isso ajudou muito. Eu tinha preconceito com livros digitais, mas ao começar a ler no app do Kindle no celular e no notebook, percebi a diferença. E ler no Kindle é ainda melhor porque ele é de fato feito única e exclusivamente para ler, zero distrações pulando em forma de notificação na tela pra tirar o foco. E a velocidade da leitura é melhor. E eu me sinto muito bem em poder escolher os 10 que mais gostei, porque teve ano em que eu mal pude escolher 5.

Romances, fantasias, suspense, contos, poesias, clássicos, ficção científica... li de um tudo em 2020. E li muita coisa boa. E diferente das séries e dos filmes, aqui eu vou destacar o que realmente gostei em ordem de preferência.

O Peso do Pássaro Morto - Aline Bei
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes - Suzanne Collins
Sol da Meia-Noite - Stephenie Meyer
Passarinha  - Kathryn Erskine
A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin
Coração de Tinta - Cornelia Maria Funke
As 220 Mortes de Laura Lins - Rafael Weschenfelder
Caixa de Pandora - Gabriel Mascarenhas
Não Sol Mais Céu - Guilherme Oliveira
Malorie - Josh Malerman


Não vou resenhar todos esses livros, mas todos eles mereciam uma resenha completa - quem sabe um dia? - então por hora vou deixar algumas eventuais colocações sobre alguns deles.

Eu até hoje me pego pensando nessa história. Eu ainda lembro do Vento - aliás, eu nunca vou esquecer o Vento. Um livro curto nas quantidade de páginas e mas imenso em seu conteúdo. Acredito muito que o fato de me ver em muitos pontos da narrativa, faz com que essa história se torne pessoalmente impactante.

"Narra a história da vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim "O peso do pássaro morto", romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.

Esse livro foi um daqueles que eu não consegui largar até terminar. Em nenhum momento a narrativa é monótona ou arrastada. E não acreditem NUNCA em quem tentar te convencer que é uma história desnecessária, porque ela é muito importante. Muito além de mostrar a origem de Coriolanus Snow, essa história nos mostra a origem de muitas coisas que lemos/ vimos na trilogia original - como algumas canções. E serve também para despertar sentimentos diversos.

Esse foi muito aguardado, por anos. Mais de uma década depois, ele chegou. Eu queria há tempos reler a saga Twilight, então esse lançamento foi o empurrãozinho que faltava, eu reli - e arrastei a Carla junto - toda a saga em menos de 2 meses (4 livros originais + fanfic sobre lua de mel + A Breve Segunda Vida de Bree Tanner).

Serviu pra mostrar que eu de fato gosto muito desses livros e que não importa o quanto o Edward pareça/ seja tóxico eu o amo. Mas amo mais ainda a Alice. E serve também de frustração porque a história vista pelos olhos do Edward é muito mais legal do que pelos da Bella. Como a história é narrada pelo Edward temos mais detalhes da vida e da história da Família Cullen. Seria muito bom ter toda a saga na visão dele. Ainda podemos sonhar!

Um livro que tem como protagonista uma menina autista, que nos mostra como uma história trágica conectam pessoas de formas diferentes e geram traumas diferentes para seus envolvidos. É uma história ficcional baseada em fatos reais, é a busca de um desfecho em um mundo que precisa ser preto e branco para ser seguro e confortável.

O livro lançado em 2010, mas sua história foi fruto da marcante tragédia ocorrida em 2007, o massacre de Virgínia Tech University.

Um conto nacional, muito gostoso e rápido de ler.
Como o nome diz a Laura morre 220 vezes. Parece angustiante saber disso, mas o livro nos mostra que uma pessoa pode morrer 220 vezes no mesmo dia de diferentes formas e nada irá mudar o destino dela. Será mesmo?

A Caixa de Pandora é um conto sobre o amor de uma filha a seu pai, acima de qualquer motivo. Que mostra o poder de um segredo e da mentira em nossa sociedade. Um conto pequeno e com uma verdade super atual. Seria interessante uma versão expandida dessa história - essa ideia ainda permanece em minha mente. Li esse conto perto do Dia dos Pais e escrevi as linhas acima perto disso. Gabriel tem outros contos muito bons e eu não sei qual gosto mais, então escolhi o primeiro que li. E pra fechar ele é super gente boa!


Li alguns livros de poesia em 2020, apenas dois nacionais, esse foi um deles. Esse em especial, me tocou porque eu senti muitas verdades pessoais nele. Algumas até despertaram lembranças que estavam guardadas no fundo do coração. Além de tudo o Guilherme é simpático e com opiniões bem parecidas com as minhas.

Eu não achei que Caixa de Pássaros precisasse de uma continuação, mas como ela veio entrou imediatamente no meu radar e empurrou alguns livros da meta de leitura pra depois. Foi uma leitura rápida e boa. Foi bom reencontrar Malorie, Tom e Olympia. O caos com as criaturas continua? Essa é uma pergunta que tem uma resposta muito interessante ao final do livro. É um livro com boas revelações e até vingança! O que me irritou um pouco foi a excessiva preocupação da Malorie e a prepotência adolescente de Tom. Só espero, que essa tenha sido um final definitivo para essa história.

Você pode gostar:

1 comentários

  1. Nossa Tally, muito obrigado pela indicação no teu top 10 de leituras! Fico feliz de saber que tens um blog, irei acompanhar sempre

    ResponderExcluir