Top 5 - Músicas 2018

by - terça-feira, dezembro 11, 2018

Enfim dezembro! E com ele algo que eu tenho feito nos últimos anos, mesmo quando eu deixei a frequência das publicações baixa ou nula: minhas listas de favoritos do ano! Para começar vamos falar de música! Além de mostrar meus resultados, vou falar um pouco sobre algumas outras ferramentas que vocês também podem gostar de conhecer.

Eu amo esse tipo de estatística! Parece bobeira, mas eu gosto de ver o resultado daquelas compulsões de ouvir a mesma música ou banda repetidas vezes em uma sequência que parece infinita. O Spotify nos dá estatísticas completas sobre seu ano na plataforma sempre em dezembro. Outra ferramenta oficial deles é o Spotify.me que você pode entrar sempre que quiser porque ele te mostra informações sobre seus hábitos de streaming

Fora as duas ferramentas oficiais do serviço, eu uso também o Top Spotify, um website que permite ver com mais detalhes uma lista dos seus artistas e das suas músicas mais ouvidas. As categorias para ambas seguem a seguinte ordem:

artistas/ músicas mais ouvidas no(s):
- último mês;
- últimos 6 meses;
- últimos anos.
Tudo isso com um design simples, listas e monocromático.

Agora entrando no assunto em si, confesso que saber que ouvi menos tempo de música em 2018 do que em 2017 me deixa triste! Foram mais de 18k de minutos a menos! Em 2019 isso vai ter outro rumo, a vai! Confesso que achei que seria mais tempo, porque eu realmente não lembro de ter passado meus dias sem música.

Mas o que realmente me surpreendeu e que eu ainda me recuso a acreditar é que a música mais ouvida foi "Natureza Caos" porque eu sei que não a ouvi em looping infinito, diferente do que fiz com "Don't Go Breaking My Heart" ou "Ser Humano" ou "Primeiro Avião". E digo mais: segundo o ranking do Top Spotify, Natureza Caos não só foi a música mais ouvida de 2018 como é a música que eu mais ouvi na minha vida desde que comecei a usar o Spotify! E isso é assustador porque ela não é nem de longe uma das minhas músicas favoritas da vida e nem da banda!

Mas por outro lado, a música mais ouvida reflete a banda mais ouvida: Fresno, e tenho certeza que isso se deve ao fato da banda estar sempre lançando novas músicas, acredite isso faz muita diferença! Mas eu não achei que fosse ser a minha banda mais ouvida, porque lembro bem de ter passado dias e mais dias sem ouvir nada deles por estar em looping ouvindo NIN e Nothing But Thieves, que por sinal foi uma das minhas descobertas favoritas de 2018. Também tenho ouvido muito jazz, mas isso só fica aparente com a presença do maravilhoso Jamie Cullum na lista, mas além dele eu tenho ouvido muito Hugh Laurie nas últimas semanas.


Abaixo deixo pra vocês a lista retirada do Top Spotify, com as 50 músicas mais ouvidas de todos os meus anos no Spotify e depois os 50 artistas mais ouvidos. Inclusive, tem músicas aí que eu simplesmente deixei de ouvir por motivos de: não aguento mais (leia-se "Primeiro Avião" do Tavares e "Ser Humano" da Tópaz)! Por outro lado, tem músicas que quanto mais eu ouço, mais tenho vontade de ouvir, como por exemplo "Penny" do projeto Visconde do Lucas Silveira, e "I'm Glad There Is You" do Jamie Cullum.


Que venha 2019 e que seja com muito mais música para meus ouvidos!

Você pode gostar:

0 comentários