Meu ano literário 2019

by - terça-feira, dezembro 31, 2019

Livros... Ler é sempre uma alegria, me faz esquecer da vida, mas as vezes me prende de uma forma não produtiva. Hoje é dia de falar sobre minhas leituras nesse ano que diz adeus.

Imagem: arquivo pessoal
Último post do ano, último dia do ano, porém escrito após eu ter finalizado minha última leitura de 2019! Minha meta de leitura planejada foi cumprida? Não, óbvio que não - saudades 2014 com seus 37 livros lidos. Quem tiver interesse em conhecer os livros lidos nos anos anteriores, só clicar aqui.

Imagem: print da minha meta pessoal no Skoob
Mas eu fiz algumas escolhas que me atrasaram esse ano e isso me atrasou. Para tentar recuperar o prejuízo, entrei em uma maratona, ou melhor, #desesperatona2019 - olá grupo do Whats! Queria ler 9 - acabei querendo 10 no meio do caminho - livros em dezembro, mas acabei lendo 6. Uma novidade para esse ano é que eu aderi aos ebooks pelo app do Kindle para iPhone e PC. Ele ajuda bastante na hora de ler mesmo que você não tenha nenhum plano de assinatura. Então não tem foto dos 20 livros lidos no ano por esse motivo.

Lembrando que aqui eu falo sobre meus sentimentos com relação aos livros, é minha mais sincera opinião, mas isso pode deixar alguém chateado então se isso acontecer peço desculpas desde já.

Minhas escolhas "erradas" foram definidas como tais porque a leitura foi arrastada e me prendeu de uma forma que eu não conseguia terminar, mas não conseguia largar porém não conseguia começar a ler outro livro junto.

Morro Dos Ventos Uivantes: pode ser um clássico, um livro revolucionário pra sua época, mas pra mim tudo foi odioso da história aos personagens. E eu só me pergunto como uma história de um amor não correspondido e de vingança rendeu tantas e tantas páginas. Ele pode ter sido revolucionário na sua época, mas pros dias atuais ele mostra apenas um homem que não soube receber um não de uma mulher e resolveu se vingar. Ok, ele é um cigano, adotado e sofreu bastante durante a vida, mas pra mim o ponto principal é porque recebeu um não de Catherine.

Menina Submersa - Memórias: a edição desse livro o faz ser um dos mais lindos exemplares da minha estante. A história da India (Imp) se passa toda em torno de uma pintura chamada Menina Submersa, mas a história é cheia de idas e vindas, de passado e presente, mas em muitos momentos fica difícil de saber se é uma realidade ou são delírios da personagem. Tudo bem, fica muito claro que a Imp é esquizofrênica, mas não é o primeiro livro com personagens esquizofrênicos que me incomodaram. Estou pensando em acabar com tudo e Onde a lua não está são os outros dois.

Minhas escolhas certeiras foram definidas assim porque a leitura fluiu muito rapidamente e a história me cativou a continuar.
Demolidor - O homem sem medo: um livro sobre meu personagem favorito, que mostra mais detalhes do que já havia assistido na série. Mas mostra um Matt mais atormentado e furioso, além de contar sua história com a Elektra desde o início.

Você (Livro 1) e Corpos Ocultos (Livro 2): os livros que deram origem a série da Netflix são muito mais sombrios do que a série. As pessoas falam da série, mas o livro mostra a realidade dos personagens e o quanto o Joe é perturbado. As temporadas da série mudaram muitas coisas que o livro mostra. #TeamLivroMelhorQueSérie

Miniaturista: comecei sem saber do que a história se tratava, mas é um livro que me surpreendeu. A história de Nella é construída peça por peça e é muito gostosa de ser lida. E todos os personagens tem histórias interessantes. E a história não entregou em nenhum momento o final de seus personagens.

Livros que ficaram para 2020 porque eu não consegui ler todos os livros que tinha colocado na meta "Eu que lute" da minha maratona.
Todas as cores de Natal
Um reflexo na escuridão
Mais escuro
Bem me quero

Livros preferidos de 2019 mas sem ordem de preferência:
Demolidor - O homem sem medo
Corpos Ocultos
Guerra Civil
A morte do Capitão América
Laranja Mecânica
Você
Os 13 porquês
O Conto da Aia

Detalhes completos das minhas leituras diretamente do meu Skoob que você visualiza aqui.

E nenhum dos livros que mais gostei ganharam resenha, mas eu ainda pretendo fazer de alguns deles por julgar os temas deles muito relevantes. Inclusive a minha ideia em 2019 era ter feito mais resenhas, comecei bem, mas no meio do caminho tinha uma pedra... Uma pedra chamada desmotivação. Pretendo que em 2020 ela seja colocada fora do caminho.

No mais quero agradecer imensamente a minha amiga Carla que me aguentou falando de vários desses livros e a todos os moderadores/ criadores da maratona - links abaixo - além de todos os participantes do grupo, que mesmo com nossas discordâncias de opiniões sobre as leituras sempre  mantivemos a educação e nos incentivamos dia a dia. Nós somos vencedores!

Organizadores #desesperatona2019:

Você pode gostar:

0 comentários