Resenha: Cartas de Amor Aos Mortos

by - quarta-feira, janeiro 14, 2015

Não sei bem se isso pode ser considerada uma resenha, mas fiquei com vontade de falar sobre esse livro.

Cartas de Amor Aos Mortos - Ava Dellaira

Esse foi um livro pelo qual eu me apaixonei pelo título, pela capa e pela sinopse. Quando o vi na livraria sai com ele de lá e ainda mais encantada pela capa com uma textura aveludada e a forma com as cartas são separadas.

O título do livro é totalmente real dentro do livro, não é toa que ele tem esse nome. O livro conta a história de Laurel, uma adolescente que está entrando no ensino médio, descobrindo a vida, que perdeu recentemente e que está aprendendo a lidar com a separação dos pais. Sua irmã, May morreu de uma forma misteriosa e que aos poucos vai sendo revelada. E quanto mais vai se descobrindo, mais dá vontade de saber o que de fato aconteceu entre as duas irmãs.

Foto: Nathane Costa do Who's thanny?
O livro é todo escrito em cartas, cada carta tem relação com a história que está sendo narrada. Laurel busca inspiração, conforto e alívio em pessoas que já morreram, mas não são quaisquer pessoas, são Kurt Cobain, Amy Winehouse, Judy Garland, Elizabeth Bishop, Janis Joplin, Amelia Earhart, River Phoenix e Heath Ledger!

Apesar de ser uma história de luto, porque Laurel está de luto bem como seus pais é também uma história que mostra conflitos comuns no dia a dia: como ser aceito em uma nova escola? Como chegar naquele cara que você está interessada? Como se vestir sem se sentir patética? O principal drama de Laurel, pra mim, é ser ela mesma, porque ela sempre pensa "Como minha irmã agiria? O quem May falaria?" e para ela May é a pessoa mais linda e perfeita do mundo, aquela que é seu espelho, um modelo a ser seguido.

O que é legal também é que cada carta conta um pouco sobre a pessoa a quem está endereçada, conta sobre algo de sua carreira, sua obra ou sua vida. Não é apenas uma escolha aleatória, existe um motivo para a escolha do destinatário da carta, mesmo que essas cartas fiquem apenas no caderno da escola de Laurel.

Além da história das irmãs, o livro conta também sobre os amigos de Laurel nesse nova fase e da importância que cada um tem pra ela e todos tem um final, sem deixar perguntas sobre o que aconteceu com eles.

Livro de leitura fácil e rápida, com um enredo simplesmente encantador!

Título: Cartas De Amor Aos Mortos
Autor: Ava Dellaira
Tradução: Alyne Azuma
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Edição: 1ª – 2014
ISBN: 978-85-6576-541-1
Preço: R$29,90


Você pode gostar:

0 comentários