Resenha: As Batidas Perdidas Do Coração

by - terça-feira, novembro 20, 2018

Lembro de quando descobri esse livro, mas não lembro quando foi, só lembro que o fato da história misturar música durante toda a narrativa me laçou. Comprei o livro e ele foi ficando na meta de leitura desde então, porque não muito depois de adquirir o livro, descobri que o livro não era único, que seria uma saga e isso me desanimou um pouco porque estou em uma fase de querer histórias completas em um único volume, prefiro livros maiores do muitos volumes. Até porque se eu leio um e gosto preciso ler toda a continuação o mais breve possível, porém se não me agrada posso simplesmente esquecer que a história existe, mas nesse caso, o livro tem um ponto positivo: a história contada tem início, meio e fim, o livro seguinte mostra o que acontece depois na vida dos protagonistas. Pode perfeitamente passar como uma história única. E confesso, o livro é muito bom, quero ler todos os volumes, mas não de forma desesperada, dá pra ir com calma.

Essa é uma resenha difícil, porque não tem como falar muito sem entregar detalhes do livro e talvez acabar com algumas expectativas, mas não serei tão detalhista assim, só citarei o necessário porque é algo que aparece logo nas primeiras páginas. A própria sinopse oficial do livro conta isso em mais detalhes do que eu me permiti a escrever, então se não quiser tantos detalhes pule essa parte que está sinalizada corretamente :]

Antes de falar sobre o livro em si, digo que: os dois primeiros volumes da saga contam a história de Viviane e Rafael, os outros dois contam as histórias de outros personagens que fazem parte do círculo familiar e de amigos dos protagonistas. Um conta mais profundamente uma história que já aconteceu, mas foi contada muito superficialmente nesse volume e que ainda precisa de um desenrolar e a outra história começou a ser escrita nesse primeiro livro e tem muita coisa pra contar.

Guitar by Vladimir Belochkin from the Noun Project
Sinopse oficial:

Uma narrativa sexy sobre o encontro atormentado entre a dor e o amor

Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre.

Guitar by Vladimir Belochkin from the Noun Project

Sim, é uma história de amor. E pra mim rendeu várias lágrimas em momentos diversos. O amor e a dor são intrínsecos em toda a história. Viviane perde o pai, Rafael já passou por isso e agora tem que enfrentar mais uma tragédia, passar mais uma vez por essa dor. E é no meio de toda a dor, que eles descobrem o que é o verdadeiro amor.

Em algum lugar, na contra capa do livro, menciona que ele faz parte do gênero new adult, mas eu não o considero assim, ok existem uma parte ou outra da história com uma narrativa bem descritiva sobre sexo - que é maravilhosamente escrita, diga-se de passagem - mas para mim não chega nem perto do que eu conheci do gênero que são a trilogia de 50 Tons (somente assisti aos filmes) ou da Saga Crossfire (li os cinco livros).

A história se passa antes do boom das redes sociais, o livro lançado em 2014, ainda tem o saudoso MSN como protagonista e o celular é usado como telefone e para troca de sms, nada de registros de fotos e compartilhamentos de momentos nas redes. E sim é muito bom ter isso claramente na história.

Viviane, é uma patricinha, pertencente ao nicho das famílias da classe mais alta de SP. Viviane, tem dinheiro, não esconde isso em nenhum momento, mas não é do tipo esnobe, que faz as coisas pra mostrar que o pode. A riqueza da família não a deixou esnobe ao ponto de ignorar o que tem a sua volta, mas ela não costuma sair do círculo seguro que a vida lhe proporcionou. Ela é inteligente e afetuosa ao mesmo tempo em que está quebrada psicologicamente pela morte do pai.

Rafael, é um cara rebelde, que pertence a uma classe mais baixa, mas sem nenhuma dificuldade financeira, tem sua própria moto e apartamento. Sabe dar valor ao dinheiro que tem, trabalha duro para ter suas coisas ao mesmo tempo que luta contra a depressão, vícios e a morte, além de cuidar do primo que também foi atingido pela tragédia. É também cara inteligente e que sabe como transitar entre as classes sociais diversificadas que convive sem nenhuma dificuldade.

Um livro cheio de frases clichês que ninguém nunca saberá da autoria. É o verdadeiro clássico de os opostos se atraem. Desde o primeiro momento isso fica muito claro. O desenrolar da história não é forçado, é realmente muito sincero e intenso. O envolvimento deles é rápido e apaixonante, você quer saber o próximo passo. O vínculo inicial deles é a forma como eles se entendem na forma de lidar com a dor que a morte trouxe pra suas vidas. Sem cobranças, é só o conforto do silêncio.

A música faz parte da história deles, ajuda a construir a história e a contar a história. Não são apenas citações, as músicas aparecem no início de cada capítulo e tem relação direta com a história naquele momento. A Bianca além de escrever maravilhosamente bem tem um gosto musical que acrescenta a história e a completa perfeitamente bem. Como ela fez essa seleção eu não sei, mas sei que ela está de parabéns. São 80 capítulos, cada um com sua música e em muitos deles outras músicas são citadas.

Eu, maníaca com as ideias que tenho, me dei ao trabalho de criar uma playlist - em ordem cronológica - de todas as músicas que tem no livro, tem uma não tem no Spotify e ficou de fora, mas deixo o link para ela no YouTube:

- Seether - Senseless Tragedy



Ter um livro com uma história tão ligada a música é fascinante, porque são duas partes intrínsecas a minha vida, são duas coisas que sempre me mantém sã no meio da loucura diária, junto com as séries - que aprendi a amar - são meus nortes e o que me fazem me sentir feliz e mais consciente sobre meus sentimentos. E é esse o motivo pelo qual eu vou ler o restante da saga: para deixar essa relação de música e livros ainda mais presente nos meus dias.

Você pode gostar:

0 comentários