The Lost Canvas, Soul of Gold e Saintia Shô

by - segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Quando pensei em fazer esse post, estava terminando de assistir The Lost Canvas, mas desde lá já assisti Soul of Gold e estou acompanhando o mais recente spin off de Cavaleiros do Zodíaco, o lindíssimo Saintia Sho. Nesse momento me resta ver a série Ômega, que já sei que existem pontos positivos e negativos, então ainda estou considerando assistir.

Eu realmente me apaixonei pelas três séries que decidi falar aqui. Lembrando sempre que: eu não sou especialista e que apenas estou dando a minha opinião sobre o que eu vi e senti. E se não assistiu alguma das sagas: isso contém spoilers.

Todas as imagens desse post são reproduções dos respectivos animes e os direitos são todos de seus autores e distribuidoras. Nesse post foi utilizada a grafia dos nomes baseada na lista de personagens do site CavZodíaco.com.br. E também utilizei como referência esse artigo aqui do Legião dos Heróis para explicar melhor sobre Saintia Shô, mas sem ctrl + c/ ctrl + v.

Encontrou erro em alguma parte da história que eu contei? Deixa nos comentários 😉

Lost Canvas
No início fiquei me sentido perdida por ver personagens desconhecidos e até então nunca assistidos, com exceção de Dohko de Libra e Shion de Áries. Outra coisa que me deixou perdida foi o fato da história se passar cerca de 200 anos antes da história que conhecemos. Ela narra a Guerra Santa anterior a que é mostrada na saga original, a que deveria nos mostrar o que aconteceu com Dohko pra que ele se torne o Mestre Ancião.

O anime mostra que a história dos Cavaleiros de Zodíaco é cíclica e podemos ver os padrões acontecendo, tais como:

★ Pégaso ser o Cavaleiro de Bronze sempre mais próximo de Atena;
𝅺★ Gêmeos ter sempre gêmeos como Cavaleiros, um para cada face;
𝅺★ Aldebaran é o nome tradicional do Cavaleiro de Touro; quando são os protetores da armadura deixam seu nome de lado para servir aos propósitos de Atena;
★ Cavaleiro de Sagitário é sempre o responsável por cuidar da criança que é a reencarnação da Deusa Atena;
𝅺★ As personalidades dos Cavaleiros são sempre muito semelhantes entre as sagas.

Aqui temos, mais uma vez, jovens órfãos criados como irmãos que vivem em uma pequena vila, com outras crianças menores. São eles:

O valente e brigão Tenma, que se torna Cavaleiro de Pégaso;
O amoroso e bondoso Alone, que é o hospedeiro do Deus Hades;
A conciliadora Sasha, que é a reencarnação da Deusa Atena.
Tenma, Alone e Sasha
Tenma é descoberto por Dohko quando golpeia um amontoado de rochas que faria a vila que ele mora ser destruída pela água represada de um rio. Alone é descoberto por Pandora quando vai visitar uma igreja para conhecer uma pintura em busca do tom perfeito de vermelho. Sasha é descoberta por Sisyphos de Sagitário e levada ao Santuário ainda criança para ser protegida. O desenrolar mostrar o crescimento dos três personagens até a chegada da Guerra Santa.

Com a Guerra Santa, vemos os Cavaleiros de Ouro com plenitude. A lástima é que a série deveria ter ao menos mais uma temporada, porque foram apenas duas e não pudemos ver a finalização da Guerra Santa. Além de não termos visto efetivamente todos os Cavaleiros de Ouro, ele apareceram mas os que tiveram destaque foram os que de certa forma são os responsáveis pela condução da história, os outros Cavaleiros apareceram de vista, mas não como combatentes ou narradores de fatos.

Os Cavaleiros de Ouro são muito sábios. Todos sem nenhuma exceção demonstram muito mais sabedoria e poder. Alguns não tem nenhum traço do tradicional orgulho e desdém para os outros Cavaleiros. Conhecer a vida dos Cavaleiros, mesmo que seja superficialmente, demonstra qual é a base para a sabedoria e poder adquiridos.

Na primeira temporada temos Albafica de Peixes, que é um Cavaleiro extremamente poderoso e que em nenhum momento cita algo sobre sua beleza física, pelo contrário ele deixa claro que o corpo dele é temporário e o que importa é a sua alma, seu cosmo.

Uma coisa que me incomodou foi a dublagem do Manigold de Câncer, porque quem faz é o mesmo cara que faz as dublagens do ator Adam Slander. É estranho de ouvir e levar a sério, mas o Máscara da Morte é muito seguro de si e extremamente debochado, então depois de um tempinho dá para acostumar e fica realmente muito bom.

Thanatos, o Deus da Morte sempre duvida do potencial de todos os Cavaleiros, principalmente de Tenma que é um Cavaleiro de Bronze. Hypnos, por outro lado sempre acredita que os humanos podem surpreender.

Thanatos, Manigold e Hypnos
Os episódios não têm muita enrolação, fazem a história caminhar de forma mais objetiva. O anime tem traços mais modernos, tem imagens impressionantes de paisagens e com os personagens, nos prints abaixo vocês podem ver uma amostra. Para ampliar a imagem, basta clicar nelas.

A
A
A
A
A

São duas temporadas, com 13 episódios cada uma sendo uma média de 24 minutos.

Soul of Gold
Uma temporada, 13 episódios com uma história que flui e se desenvolve rapidamente. O primeiro episódio foi confuso porque se nem Aiola entendia o motivo por estar vivo, imagina eu! Acho importante frisar que a história de Soul of Gold se passa no mesmo momento da história que as lutas finais entre os Cavaleiros de Bronze e os Deuses Hypnos e Thanatos durante a Saga de Hades original.

Achei maravilhoso poder ver finalmente todos os Cavaleiros de Ouro da era moderna reunidos e mostrando seu verdadeiro poder de luta e também - em alguns casos - suas redenções pessoais: Camus, nós te odiamos mais uma vez! E mais do que isso ver as famosas e poderosas armaduras divinas, que coisa mais linda!

Os Doze Cavaleiros de Ouro
Aqui temos os Cavaleiros de Ouro, tentando entender porque voltaram a vida após se sacrificarem para derrubar o Muro das Lamentações. Um a um, eles vão aparecendo e fazendo a sua parte. Eles voltam a vida em Asgard, onde temos Hilda em plena posse de sua sanidade mental. E a fofa, porém poderosíssima Lyfia. Os Cavaleiros descobrem que foram trazidos de volta a vida para acabar com mais uma ameaça a vida na Terra, mesmo que inicialmente ela pareça ser o início de uma vida próspera e com muito Sol em Asgard.

Lyfia e a armadura de Odin.
 O que impressiona é ver que toda a soberba da personalidade dos Cavaleiros foi esquecida. Vemos que eles são gratos por terem retornado a vida, terem tido mais uma chance. Não demora muito tempo para que eles descubram seu verdadeiro propósito, mas enquanto isso não acontece, podemos vê-los sendo apenas homens comuns, em sua maioria.

As imagens não são tão impressionantes como as de Lost Canvas, mas nos 3 episódios finais a saga tem um desenvolvimento bem superior ao todo o resto e consegue ter umas imagens belíssimas! Mais uma vez basta clicar para ampliar

A
A
A
A
A
A
A

Saintia Shô:
"Seu dever como Saintia é agir como sombra de Atena. "

Saintia Shô é um spin off que nos apresenta a guarda pessoal da Deusa Atena. Alguém sabia da existência delas? Não, ainda mais que elas aparecem junto a Saori em passagens de eventos que nós conhecemos bem, como a Batalha das Doze Casas. As Saintias não precisam usar máscaras em seus rostos porque não são Amazonas tais como Marin, Shina e June, então elas possuem as armaduras de suas constelações regentes.

Só acho importante deixar claro que aqui não temos um remake, não é uma versão feminina da saga original! A história contada acontece paralelamente a fatos importantes da saga original, durante a Guerra Galática ou as batalhas das 12 Casas, por exemplo. Temos inclusive a interação das Saintias com as Amazonas, os Cavaleiros de Bronze e de Ouro.

A
A
A

Em geral, eu a acho graficamente linda, mas tem aquele mesmo problema de mostrar baixa qualidade quando estão mostrando um plano geral e as vezes até quando estão muito perto. E a história que está em foco é a volta da Deusa Éris, que até hoje tinha sido contada por um filme. A única temporada lançada tem 10 episódios. Inclusive: a Netflix poderia ter utilizado esse tipo de referência para o  tal remake.

A
A
Encerro esse post com algumas das imagens do intervalo do desse anime lindo.

A
A
A

Você pode gostar:

0 comentários