A importância da Capitã Marvel

by - quarta-feira, maio 01, 2019

Antes de começar fica o aviso: esse texto contém spoilers de Vingadores: Ultimato e Capitã Marvel. Eu não sou especialista em cinema e não leio quadrinhos, então minha base são somente os filmes do UCM.

Vi muita gente falando que "a Capitã Marvel não fez diferença nenhuma em Vingadores Ultimato", confesso eu também pensei isso nos primeiros momentos depois de ver o filme e explico o sentimento. Carol Danvers aparece no início do filme e some! Some de uma forma que eu só me lembrei dela quando ela reapareceu, lá quase no final da batalha, quando ela veio destruindo tudo meu pensamento foi "nossa eu já tinha esquecido de sua existência, onde é que você estava querida?"


Sabemos bem que ela apareceu no início do filme, se inteirou do que estava acontecendo depois de passar anos longe da Terra cuidando do resto do Universo, ajudou com algumas coisas e sumiu. Mas hoje, passadas 72h que assisti a Endgame penso que a Capitã Marvel fez toda diferença. Vamos aos pontos que me fazem pensar isso:

1) Trouxe o Tony Stark pra casa
Ela foi a responsável por trazer o Tony pra casa. Semanas se passaram sem ninguém saber onde ele estava até que a Capitã Marvel o trouxe de volta. Só por esse motivo a participação dela no filme já é crucial. Se ela não tivesse resgatado o Stark, ele e Nebula teriam morrido a deriva no espaço com o risco de nunca serem localizados. E hoje sabemos que sem o Homem de Ferro o Universo inteiro teria sido dizimado com um estalar de dedos do Thanos.

2) Surpreendeu Thanos
Ela foi muito sincera dizendo ao Rhodes que ela estava cuidando do Universo e não tinha nenhum deles junto para ajudar, mas que agora a luta contra o Thanos seria diferente porque ela estava junto com eles. Depois de fazer uma ronda sozinha no planeta onde o Thanos estava vivendo, ela surpreendeu e imobilizou o titã sozinha até a chegada dos demais.

Passados 5 anos da morte de Thanos, Carol aparece em uma vídeo conferência com alguns dos heróis restantes e quando Natasha questiona sobre quando iria voltar, conta que o mesmo que aconteceu na Terra aconteceu em milhares de planetas em todo o Universo por isso ficaria muito tempo sem aparecer. E de fato ficou mesmo muito tempo sem aparecer, tanto tempo que como eu disse lá no início, sumiu tanto que eu tinha até esquecido que ela existia!

3) Destruiu a grande nave do Thanos
O momento em que ela reaparece é aquele em que Thanos está sendo destruído pela Feiticeira Escarlate. Nessa hora ele percebe que precisaria usar toda sua artilharia para conseguir as joias, mesmo que isso significasse sacrificar a vida de suas próprias tropas. E eis que no meio da execução da "rain fire, now", a Capitã reaparece destruindo a nave inteira e trazendo mais um folego para os nossos Vingadores.

4) Segurou o Thanos até o Homem de Ferro se recuperar
Quando o Thanos estava com a manopla, lá estava a Capitã Marvel segurando sua mão para evitar que ele estalasse os dedos, mais uma vez. Ela não conseguiu tirar a manopla, mas foi forte o suficiente para aguentar o tempo necessário para que Tony Stark se recuperasse e desse a investida final contra o vilão. E nesse momento vemos mais uma vez o quanto ela é forte, porque além de bater, ela levou uma cabeçada do Thanos sem nem se mexer.

Imagem: IMP Awards
Eu sinceramente acredito que a escolha de ela não participar mais na história diz muito mais do que se ela participasse. Sabemos que ela é a segunda heroína na linha cronológica do UCM, ela aparece antes do Homem de Ferro e depois do Capitão América. Sabemos também que foi graças a ela que Fury teve a ideia de criar a Iniciativa Vingadores, porque ela mostrou pra ele que existe muito mais no Universo do que ele imaginava. O fato dela ter passado todos esses anos longe da Terra e nunca ter sido mencionada em nenhum dos outros filmes da franquia, fez com que ela parecesse uma intrusa no meio dos heróis que a gente já conhecia há anos e já amava e respeitava.

Se ela tivesse tido participação ativa em algumas das outras histórias acredito que sim, ela teria mais tempo na tela junto com os Vingadores. Não entendo porque a Marvel demorou tanto tempo para nos apresentar a história de Carol Danvers e ainda lançou o filme em cima da hora para o Endgame. Mas o filme nos trouxe algumas explicações, fechou algumas lacunas que estavam abertas desde os primeiros filmes e por isso eu o vi tão necessário - mesmo ainda achando que ele foi lançado com atraso. Afinal agora sabemos como Fury perdeu o olho, vimos a chegada do querido Agente Coulson a SHIELD e principalmente como o Tesseract chegou a Terra.

Capitã Marvel é a nova cara da Marvel no cinema. Quem não gostar que desista do UCM porque é fato que uma jornada terminou. Nunca mais teremos esses heróis reunidos e se os personagens voltarem possivelmente teremos novos atores, será uma nova fase, com novas histórias em outros universos. Quantos atores já foram o Homem Aranha? E eu já não consigo nem pensar que isso existiu um dia, mas é assim mesmo. É acostumar e aceitar a mudança, ou simplesmente desistir dos heróis.

Particularmente, eu estou mais preocupada em saber:

1) Onde o Loki foi parar com o Tesseract?
2) O que aconteceu com a Gamora?
3) Qual a importância do Harley aparecer no final do filme?

E principalmente:

Por que no funeral do Tony Stark o corpo dele foi substituído por um buquê de flores?

Part of the journey is the end.

Desistir dos heróis não é uma opção.
Falar que a Carol não fez diferença na história, ao meu ver também não é uma opção.

Tony Stark,
I love you 3000 ❤️

Você pode gostar:

0 comentários